sábado, 12 de maio de 2018

Projeto de Xadrez Escola Estadual Aristides Batista



O que é Xadrez:
Xadrez é um jogo de estratégia e tática onde os jogadores movem 32 peças em um tabuleiro de 64 casas. As casas divididas de forma igual são alternadas em cores claras e escuras.
Há muitas lendas em torno da invenção desse popular jogo. Acredita-se que tenha surgido na Índia há milhares de anos e evoluído na Europa.
O xadrez atual também designado por Xadrez Ocidental ou Xadrez Internacional surgiu na Europa no século XV. Enxadrista (ou xadrezista) é a designação de um jogador de xadrez.
A forma tradicional de jogar uma partida de xadrez é presencial, isto é, dois jogadores estão presentes fisicamente. No jogo virtual, os enxadristas disputam as partidas em computadores através de uma rede local ou da Internet.
No início de uma partida, cada jogador dispõe de 16 peças: oito peões, dois cavalos, dois bispos, duas torres, um rei e uma dama. Cada uma das peças possui um valor e segue um movimento diferente.
O Dia Internacional do Enxadrismo é comemorado no dia 19 de novembro, data de nascimento do cubano José Raúl Capablanca (1888-1942), um dos maiores enxadristas de todos os tempos.
Popularmente, a palavra xadrez é usada para se referir a uma prisão, à cadeia.
Xadrez é também um tipo de tecido (tartan), que possui padrão quadriculado de cores distintas, parecido com o xadrez.
   
Professor Nilton Morais


10 motivos para seu filho aprender o xadrez
Este esporte milenar pode ajudar - e muito - no desenvolvimento intelectual do seu filho. Veja como

Foto: Desenvolvendo a memória, a concentração e o raciocínio lógico, o xadrez estimula o aprendizado da criança
Desenvolvendo a memória, a concentração e o raciocínio lógico, o xadrez estimula o aprendizado da criança

Quais são as vantagens de aprender o xadrez?
1. O xadrez estimula o raciocínio lógico
2. O xadrez ativa a concentração
3. O xadrez desenvolve a tomada de decisões
4. O xadrez aguça a memória
5. O xadrez trabalha a paciência
6. O xadrez demanda a capacidade de planejamento
7. O xadrez aumenta a autoconfiança
8. O xadrez proporciona o respeito ao adversário
9. O xadrez exige responsabilidade
10. O xadrez instiga a imaginação e a versatilidade 
xadrez, que surgiu no Sudoeste da Europa na segunda metade do Século XV, é muito mais que um jogo. Como bem definiu o escritor Johann Wolfgang Goethe, há mais de dois séculos: "O xadrez é um excelente exercício mental". Tal frase é comprovada por estudos como o da Universidade de Hong Kong, que provou por meio da pesquisa do Dr. Yee Wang Fung que os estudantes que jogam xadrez têm uma melhoria de 15% em provas de matemática após o início da prática. Na Venezuela, o projeto Learning to Think Project concluiu que até mesmo o QI de uma criança pode ser aumentado por meio do treino do xadrez. Além disso, a pesquisa de William Levy, do Departamento de Educação de Nova Jersey, nos EUA, mostra que o jogo interfere também em questões pessoais, como a autoestima e confiança.
Professor Nilton Morais





PROJETO XADREZ NA ESCOLA






Direção, Pais, Mestres e Alunos.





XADREZ NA ESCOLA ESTADUAL ARISTIDES BATISTA





               Projeto destinado aos alunos da E.E. Aristides Batista, com o incentivar o ensino e a prática do Xadrez na escola como Tema transversal e extracurricular.













Coração de Jesus
2018
            Um dos jogos mais antigos e populares do mundo, o xadrez pode ser aproveitado em vários aspectos pedagógicos. A partir dele, é possível estimular o desenvolvimento de habilidades cognitivas, como: atenção, disciplina, memória, concentração, raciocínio lógico, inteligência e imaginação.
O projeto Xadrez na Escola é responsável por estimular a autoestima, a competição saudável e o trabalho em equipe, além de proporcionar prazer em seu estudo e prática, socializando um esporte que, até bem pouco tempo, era exclusividade de alguns grupos. Assim, o projeto é mais uma iniciativa que visa a incentivar alunos e professores a participarem das inovações necessárias para a qualificação da educação em nosso país.

Objetivos
 Desenvolver cálculos matemáticos através dos movimentos das peças no tabuleiro;
 Identificar as figuras geométricas traçadas com o deslocamento das peças; Gerar Boleto

 Criar conhecimento de espaço e tempo nos movimentos dos relógios
 Reforçar a capacidade de cálculo, concentração, responsabilidade e tomada de decisão;
• Além do aprendizado do esporte, criar condições para o desenvolvimento, a interação e o sentido de grupo;
 Criar um momento lúdico de lazer e ao mesmo tempo aprender desenvolvendo o raciocínio lógico;

Na utilização da linguagem, criativa do imaginário, escrita
• Identificar as peças e seus movimentos, valores relativos, regulamento do jogo e notações utilizadas;
• Utilizar-se das respectivas regras que regem o xadrez como forma de regulamento de conduta do aluno dentro e fora da sala de aula;
 Identificar as figuras geométricas traçadas com o deslocamento das peças.

Resultados atingidos
Após a realização do projeto, adolescentes e jovens iniciaram sua participação em torneios de xadrez em âmbito municipal e estadual, destacando-se, e inclusive recebendo premiações pelo mérito de colocação nos campeonatos.
Na escola foi possível perceber que houve melhora no desempenho dos alunos, bem como uma maior integração entre eles. Também foi possível identificar que a experiência do diálogo entre as disciplinas de Educação Física, Matemática e Física contribui para o aumento da responsabilidade e do interesse dos alunos pelas aulas, assim como sua atuação como cidadãos, para além do espaço escolar.
O projeto, será iniciado em 2018, e continuará sendo realizado na escola.

Acontecendo na prática
·       O projeto é desenvolvido durante este ano, em atividades distribuídas pelo segundo semestre, sempre com carga horária de cinco horas semanais:
·       Agosto/2018: Na etapa inicial, o aluno tomará conhecimento da importância do xadrez para o crescimento individual como pessoa e cidadão e prática do esporte.
·       Setembro/2018: Na etapa intermediária, conhecerá as regras que regem o jogo, bem como as principais aberturas e defesas utilizadas pelos desportistas.
·       Outubro/Novembro/2018: Na etapa final, aprenderá as técnicas de meio jogo e finais, estratégias e atividades individuais e em grupo, participando de partidas com colegas e torneios individuais e em equipe e a apresentação do Xadrez Humano para a comunidade escolar.
Bibliografia sugerida
·        • Xadrez na escola: uma abordagem didática para principiantes, de Sylvio Rezende, editora Ciência Moderna.
• Aprender com jogos e Situações-Problema, de Lino de Macedo, Ana Lúcia S. Petty e Norimar C. Passos, editora Artmed.
Os livros podem ser encontrados em livrarias e sites de vendas.

Ficha técnica
·       Local de realização: Escola Estadual Aristides Batista
·       Componentes curriculares envolvidos:  Português, Física Matemática e Educação Física.
·       Equipe envolvida: direção, professores do Tempo integral, coordenação pedagógica e orientação educacional.
·       Público atendido: 50 alunos do tempo Integral
·       Duração: ao longo do semestre letivo.
·       Carga horária para realização: cinco horas semanais.
·       Recursos materiais: São utilizados Jogos de xadrez mural para aula de xadrez, Tabuleiro oficiais, Relógios para jogos, TNT de duas cores para confeccionar as mortalhas para o Xadrez Humano.
·       Avaliação: ao término do projeto é avaliado o desempenho dos alunos, bem como as habilidades e competências desenvolvidas.



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"Maior bem apenas a sabedoria e o maior mal a ignorância."