EXERCÍCIOS DE ORTOGRAFIA
ATIVIDADES – Nas respostas de múltiplas escolhas as
respostas devem ser justificadas as respostas devem ser com suas palavras e não
pode der respostas iguais as dos colegas.
1. Complete as lacunas (
nota da ledora: as lacunas estão representadas pela abertura e fechamento de
parênteses - fim da nota ) das frases abaixo com as letras apropriadas:
a) Os pei( )es haviam sido
encai( )otados na origem.
b) Sentia-se rebai( )ado
porque os pneus de seu carro eram recau( )utados.
c) A en( )urrada causou
muitos transtornos a população de bai( )a renda. Muitas pessoas ficaram com
seus pertences en( )arcados.
d) Não me( )a nisso! E não
seja me( )eriqueiro! Deixe as me( )as do cabelo de sua irmã em paz!
e) Gastava um frasco de (
)ampu a cada banho.
f) A filha da fa( )ineira
pegou ca( )umba. Foi por
iss o que a pobre senhora não veio trabalhar e não porque seja rela( )ada, como
você quer dar a entender com um mu(
)o ( )o.
g) Suas bo( )e( )as
estavam ro( )as de frio. E mesmo assim ela não queria usar o ( )ale que eu lhe
oferecia.
2. Complete as lacunas das
frases abaixo com as letras apropriadas:
a) Foi à feira e comprou (
)u( )us, berin( )elas, tan( )erinas, ( )en( )ibre e um quilo de va ( )em.
b) A via( )em foi adiada
por alguns dias. Os pais não querem que os filhos via( )em com um tempo
horrível destes.
c) Deixaram que a ferru(
)em tomasse conta de todos aqueles velhos objetos. E possível que deixem
enferru( )ar coisas tão bonitas e valiosas?
d) Sentiu forte verti( )em
durante a conta( )em dos votos.
e) Sinto-me lison( )eado
com a homena( )em prestada pelos vare( )istas desta re( )ião e garanto que
nunca me faltará cora( )em para prosseguir na luta.
f) Seu prestí( )io
declinava à proporção que a ori( )em de seus bens era investigada. g) Com a(
)ilidade, apanhou a ti( )ela e encheu-a de ar( )ila. A seguir, com alguns (
)estos, modelou alguma coisa que não consegui distinguir.
3. Escreva uma frase com
cada uma das seguintes palavras: tachar, taxar; cheque, xeque; cocho, coxo.
ATIVIDADES
1. Observe o sentido com
que foram empregadas as palavras destacadas nas frases abaixo. Copie cada uma
dessas palavras em seu caderno e procure atribuir-lhes sinônimos:
- nota da ledora : como as
palavras estão destacadas por negrito, visualmente, serão destacadas aqui,
entre parênteses
a) A imprensa reprovou o
gesto (imoral) feito publicamente pelo governante.- É uma criança! Suas
atitudes são (amorais!)
b) O (comprimento) do
terreno não atendia às necessidades da construtora. Ao chegar, fez um
(cumprimento) discreto com a cabeça.
Exigem dele o
(cumprimento) de tarefas muito difíceis.
c) O mergulhador (emergiu)
trazendo uma ânfora.
O submarino (imergiu) por
completo, desaparecendo da nossa vista.
d) O assaltante foi preso
em (flagrante).
Sua (fragrante) presença
me faz pensar em flores campestres.
e) Cuidado para não lhe
(infligir) uma desmoralização injusta!
Foi multado ao (infringir)
pela duodécima vez a mesma lei do trânsito. E ainda acha que tem razão!
f) Seu (mandato) foi
encerrado quando o oficial de justiça lhe apresentou o mandado de prisão.
g) O deputado resolveu
abandonar a vida pública.
Não se disputariam mais
(pleitos!)
Organizou-se um
cerimonioso (preito) para receber o governador.
h) O investimento foi
(vultoso); o retorno, praticamente nulo.
Seu rosto (vultuoso) fê-lo
procurar um médico.
2. Copie as frases abaixo
em seu caderno, fazendo a opção pelo homônimo ou pelo parônimo adequado a
cada caso:
a) Não sei o que é mais
útil: (*) as próprias roupas ou (*) a própria comida.
(coser, cozer)
b) É provável que poucas
pessoas (*) nestas férias. O preço de uma (*) é proibitivo! (viagem, viajem)
c) O deputado foi (*) de
fisiológico. Aliás, seu programa era (*) ainda mais os produtores e
trabalhadores. (taxado, rachado; tachar, taxar)
d) Resolveu tomar uma
chávena de (*) após ter-se encontrado com um lunático que dizia ser o (*)
da Pérsia. (chá; xá)
e) Fui colocado em (*)
quando o gerente da loja se recusou a aceitar meu (*)
(cheque, xeque)
f) A (*) de terras aos
posseiros foi decidida pela Assembléia Legislativa em (*) extraordinária.
A legalização das doações
de verá ser feita pela (*) competente do Ministério Público. (cessão,
seção, sessão)
g) Não teve tempo de (*)
as culpas antes de (*) (espiar, expiar; espirar, expirar)
h) Há (*) de fazer um (*)
em 1999. (tenção, tensão; censo, senso)
i) A (*) tecnologia naval
brasileira não encontra estímulos ao seu desenvolvimento. (insipiente,
incipiente)
j) A (*) da Câmara
decretou que o deputado corrupto tivesse seu (*) (*) (cessão, seção, sessão;
mandado, mandato; caçado, cassado)
l) A vontade de (*)
socialmente o fazia um hipócrita inescrupuloso. Rendia (*) a diversos
figurões, sem nenhuma exceção. (acender, ascender, pleitos, preitos)
m) Agiu com (*) ao ser
convocado para fazer a (*) dos envolvidos no caso. (descrição, discrição)
n) Inutilmente, várias
entidades protestaram contra a (*) pela qual os jurados haviam decidido.
Afinal, tratava-se de um crime de (*) racial. (descriminação, discriminação)
o) Pediu-me que o ajudasse
a (*) as despesas. (descriminar, discriminar)
p) Finalmente vai (*) o
sinal! Com este calor, não paro de (*) (soar, suar)
3. Escolha no quadro ao
lado a letra ou dígrafo apropriado para preencher as lacunas do texto
abaixo:g, j, c, ç, s, ss, x, xc, z
Novo fenômeno
A chamada globali( )a( )ão
da economia, que redu( )iu a importân( )ia das fronteiras nacionais,
ampliou o hori( )onte de opera( )ão e planejamento das empre( )as e
tornou os mercados mais dependentes uns dos outros, tra( ) consigo um
grande potencial de democrati( )a( )ão para o qual se tem dado pouca aten(
)ão. Se de fato informa( )ão é poder, a revolu( )ão nas telecomunica( )ões
e a di( )emina( )ão de redes como a recém-anunciada Welcom - que promete
conectar estadistas, empre( )ários e especialistas em tempo real - e a
mais ampla e conhecida lntemet podem ter o efeito de proporcionar, junto com a
informa( )ão, a capa( )idade de influir. Há fatores que restrin( )em, ho( )e, o
alcan( )e dessa globali( )a( )ão da informa( )ão. Mas a po( )ibilidade de que
tal fenômeno adquira grande importân( )ia social e mesmo política é inegável.
Atualmente a capa( )idade informativa dos avan( )os tecnológicos na divulga(
)âo de fatos ocorridos em quaisquer partes do mundo esbarra na e( )e( )iva fragmenta(
)ão das informa( )ões e nas defi( )iências dos sistemas de educa( )ão.
A televi( )ão pode mostrar
o que ocorre neste e( )ato momento no Sri Lanka, mas a grande maioria dos tele(
)pectadores não faz a menor idéia nem sequer de onde fica esse país, quanto
mais do que lá ocorria ontem, ou há um ano.O a( )e( )o à lntemet, por e( )emplo,
ainda está restrito a um pequeno número de pessoas, não só devido ao preço do
computador, como também pelas limita( )ões à entrada na rede. E é claro que a di(
)emina( )ão das redes de informática implica custos com os quais alguém terá de
arcar. Mas se todas essas limita( )ões sugerem cautela quanto à real influên(
)ia da revolu( )ão nas comunica( )ões, é certo que o mundo está diante de um
novo fenômeno cujo potencial democrático - entre outras tantas facetas - ainda
é minimamente
e( )plorado.
(Folha de S. Paulo, 5 fev.
1996.)
TEXTO PARA ANÁLISE
-nota da ledora: o texto
dado para a análise, é uma propaganda da Sharp, com os seguintes dizeres: Para
você nunca mais ter de assistir à Orquestra de Berlim, ao som do conserto do
encanamento de seu vizinho.
- novos TVs Sharp com
fones de ouvido sem fio, os barulhos fora da sua programação.
- fim da nota da ledora.
TRABALHANDO O TEXTO
Esse texto explora
criativamente a homofonia. Explique como.
QUESTÕES E TESTES DE
VESTIBULARES
1 (UFPE) Assinale a alternativa
em que todas as palavras devem ser completadas com a letra indicada entre
parênteses:
a) *ave, *alé, *ícara,
*arope, *enofobia (x)
b) pr*vilégio, requ*sito,
*ntitular, *mpedimento (i)
c) ma*ã, exce*ão, exce*o,
ro*a (ç)
e) pure*a, portugue*a,
cortê*, anali*ar (z)
2 (Univ.Alfenas-MG)
Organizamos um ( ) musical ( ) e tivemos o ( ) de contar com
um público educado que
teve o bom ( ) de permanecer em silêncio durante o
espetáculo.
a) conserto, beneficiente,
privilégio, senso
b) concerto, beneficente,
privilégio, censo
c) concerto, beneficente,
privilégio, senso
d) conserto, beneficente,
previlégio, senso
e) concerto, beneficiente,
previlégio, censo
3 (Univ. Alfenas-MG)
Assinale a alternativa em que todas as palavras estão grafadas
corretamente.
a) disenteria, páteo,
siquer, goela
b) capoeira, empecilho,
jabuticaba, destilar
c) boliçoso, bueiro,
possue, crânio
d) borburinho, candieiro,
bulir, privilégio
e) habitue, abotoe, quase,
constróe
4 (Univ. Alfenas-MG)
Apenas uma das frases abaixo está totalmente correta quanto á ortografia.
Assinale-a.
a) Espalhei as migalhas da
torrada por todo o trageto.
b) Meu trabalho árduo não
obteve hêsito algum.
c) Quiz fazer coisas que
não sabia.
d) Ao puxar os detritos,
eles voaram no tapete persa.
e) Acrecentei algumas
palavras ao texto que corrigi.
5 (UM-SP) Aponte, entre as
alternativas abaixo, a única em que todas as lacunas devemser preenchidas com a
letra u:
a) c( )rtume, escap( )lir, man( )sear, sin( )site
b) esg( )elar, reg(
)rgitar, p( )leiro, ent( )pir
c) emb( )lia, c( )rtir,
emb( )tir, c( )ringa
d) ( )rticária, s( )taque,
m( )cama, z( )ar
e) m( )chila, tab( )leta,
m( )ela, b( )eiro
6 (PUC-SP) Barbarismos
ortográficos acontecem quando as palavras são grafadas em desobediência à lei
ortográfica vigente. Indique a única alternativa que está de acordo com essa
lei e, por isso, correta:
a) exceção, desinteria,
pretensão, secenta
b) ascensão, intercessão,
enxuto, esplêndido
c) rejeição, beringela,
xuxu, atrazado
d) geito, mecher,
consenso, setim
e) discernir, quizer,
herbívoro, fixário
7 (UNICAMP-SP) A linguagem
é figura do entendimento (...). Os bons falam virtudes e os maliciosos, maldades
(...). Sabem falar os que entendem as coisas: porque das coisas nascem as
palavras e não das palavras as coisas.
O trecho citado extraído
da primeira gramática da língua portuguesa (Fernão de Oliveira, 1536), tinha,
na primeira edição dessa obra, a seguinte ortografia:
A Lingoagem e figura do
entendimento (...) os bos falão virtudes e os maliciosos maldades (...) sabe (
nota da ledora: sabe com til no e, - fim da nota) falar os q etere (nota da
ledora: q étéré, com o til nas letras q, 1o. 2o. e 3o. e ) as cousas: porq (nota
da ledora: porq, com acento til no q - fim da nota ) das cousas naçe (nota da ledora:
naçe, com acento til no e, - fim da nota ) as palauras e não das palauras as cousas.
- nota da ledora:
lembramos ao leitor que este pequeno texto, é reproduzido com grafia do ano de
1536, e a configuração do editor de texto não permite alteração nos oito idiomas que trabalhamos, já que
acentuações em determinadas letras, não são aceitas nos mesmos. Por este
motivo, fizemos um comentário maior a respeito do texto, pelo que nos
desculpamos, na tentativa de elucidar melhor a grafia utilizada, na época. Mas
programas são limitados…
- fim da nota da ledora.
A ortografia do português
já foi, portanto, bem diferente da atual, e houve momentos em que as pessoas
que escreviam gozavam de relativa liberdade na escolha das letras.
Hoje em dia, a forma
escrita da língua é regida por convenções ortográficas rígidas, que não devem
ser desobedecidas em contextos mais formais.
Leia com atenção os
trechos abaixo, tirados de edições de setembro de um jornal de São Paulo.
Identifique as palavras em que foi violada a convenção ortográfica vigente.
Escreva-as, em seguida, na
forma correta.
a) Os atuais ministro e
prefeito são amissíssimos de longa data.
b) Mais de metade desses
policiais extrapola os limites do dever por serem mau preparados.
c) Desde o início, o
animal preferido em carrosséis é o cavalo, mas há excessões.
8 (F. Londrina-PR) O jovem
falava com muita ( ) e grande ( ) de gestos.
a) expontaneidade,
exuberância
b) espontaneidade,
exuberancia
c) expontaniedade,
exuberancia
d) espontaneidade,
exuberância
e) espontaniedade,
exuberância
9 (F. Londrina-PR) Numa
ação espetacular, os pilotos ( ), em pleno ( ), os ( ) de um jato comercial.
a) apreenderam, voo,
sequestradores
b) apreenderam, vôo,
sequestradores
c) aprenderam, voo,
sequestradores
d) apreenderam, vôo,
sequestradores
e) aprenderam, vôo,
sequestradores
10 (F. Londrina-PR) A ( ) entre os membros do partido acabou
provocando ma ( ) interna.
a) discidência, cisão
b) dissidência, cizão
c) dissidência, cissão
d) discidência, cizão
e) dissidência, cisão
11 (FCMSCSP) Assinale a
alternativa que completa corretamente as lacunas:
Não ( ) os ( ) de ( )
desse tipo.
a) perdoo, deslizes,
individuos
b) perdôo, deslizes,
indivíduos
c) perdôo, deslises,
individuos
d) perdoo, deslises,
individuos
e) perdoo, deslizes,
individuos
12 (FCMSCSP) Todos os
documentos ( ), sem ( ), aparentavam grande ( ).
a) inidônios, exceção, verossemelhança
b) inidônios, excessão,
verossemelhança
c) inidônios, exceção,
verossimilhança
d) inidôneos, excessão,
verossimilhança
e) inidôneos, exceção,
verossimilhança
13 (FCMSCSP) Não ( ) a
porta desse ( ), que ela já está meio ( ).
a) puche, jeito, pensa
b) puxe, jeito, pensa
c) pucbe, geito, pença
d) puxe, geito, pença
e) puxe, geito, pensa
14 (FUVEST-SP)
a) Forme substantivos
femininos a partir das palavras abaixo, empregando convenientemente s ou z:
limpo, defender, barão, surdo, freguês
b) Forme verbos a partir
de: análise, síntese, paralisia, civil, liso
15 (UFPR) Assinale a
alternativa correspondente à grafia correta dos vocábulos:
desli( )e, vi( )inho,
atravé( ), empre( )a.
a) z, z, s, s
b) z, s, z, s
c) s, z, s,s
d) s,s, z, s
e) z, z, s, z
16 (FUVEST-SP) Preencha os
espaços com as palavras grafadas corretamente.
A ( ) de uma guerra
nuclear provoca uma grande ( ) na humanidade e a deixa
( ) quanto ao futuro.
a) espectativa, tensão,
exitante
b) espectativa, tenção,
hesitante
c) expectativa, tensão,
hesitante
d) expectativa, tenção,
hezitante
e) espectativa, tenção,
exitante
17 (UFV-MG) Observando a
grafia das palavras destacadas nas frases abaixo, assinale a alternativa que
apresenta erro: ( nota da ledora: as palavras destacadas foram colocadas entre
parênteses - fim da nota da ledora. )
a) Aquele (hereje) sempre
põe (empecilho) porque é muito (pretencioso).
b) Uma falsa meiguice
encobria-lhe a (rigidez) e a falta de (compreensão).
c) A (obsessão) é
prejudicial ao (discernimento).
d) A (hombridade) de
caráter eleva o homem.
e) Eles (quiseram) fazer
(concessão) para não (ridicularizar) o (estrangeiro).
18 (F. Londrina-PR) As
questões da prova eram ( ), ( ) de ( ).
a) suscintas, apesar,
difíceis
b) sucintas, apezar,
dificeis
c) suscintas, apezar,
dificeis
d) sucintas, apesar,
difíceis
e) sucintas, apezar,
difíceis
19 (F. São Marcos-SP)
Assinale a alternativa cujas palavras estão todas corretamente grafadas:
a) pajé, xadrês, flecha,
misto, aconchego
b) abolição, tribo,
pretensão, obsecado, cansaço
c) gorjeta, sargeta,
picína, florescer, consiliar
d) xadrez, ficha,
mexerico, enxame, enxurrada
e) pagé, xadrês, flexa,
mecheríco, enxame
20 (UFE-RJ) Assinale, nas
séries abaixo, aquela em que pelo menos uma palavra contém erro de grafia:
a) capixaba, através,
granjear
b) enxergar, primazia,
cansaço, majestade
c) flexa, topázio, pagé,
desumano
d) chuchu, Inês, dossel,
gíria
e) piche, Teresinha,
classicismo, jeito
21 (FUVEST-SP) Assinale a
alternativa em que todas as palavras estejam corretamente grafadas:
a) tecer, vazar,
aborígene, tecitura, maisena
b) rigidez, garage,
dissenção, rigeza, cafuzo
c) minissaia, paralisar,
extravasar, abscissa, co-seno
d) abscesso, rechaçar,
indu, soçobrar, coalizão
e) lambujem, advinhar,
atarraxar, bússola, usofruto
22 (F. C. Chagas-SP)
Estavam ( ) de que os congressistas chegassem ( ) para a ( ) de abertura.
a) receosos, atrasados,
sessão
b) receosos, atrazados,
seção
c) receinsos, atrazados,
seção
d) receiosos, atrasados,
sessão
e) receíosos, atrazados,
sessão
23 (F. C. Chagas-SP) A ( )
das ( ) levou à ( ) dos trabalhos do departamento.
a) contenção, despezas,
paralisação
b) contensão, despezas,
paralisação
c) contenção, despesas,
paralisação
d) contensão, despesas,
paralização
e) contenssâo, despesas,
paralização
24 (UNIMEP-SP) Assinale a
alternativa que contém o período cujas palavras estão grafadas corretamente:
a) Ele quíz analisar a
pesquisa que eu realizei.
b) Ele quiz analizar a
pesquisa que eu realizei.
c) Ele quis analisar a
pesquisa que eu realizei.
d) Ele quis analizar a
pesquisa que eu realisei.
e) Ele quis analisar a
pesquisa que eu realisei.
25 (UM-SP) Aponte a
alternativa correta:
a) exceção, excesso,
espontâneo, espectador
b) excessão, excesso,
espontâneo, espectador
c) exceção, exceço,
expontâneo, expectador
d) excessão, excesso,
espontâneo, expectador
e) exeção, exeço,
expontâneo, expectador
26 (UM-SP) Assinale a
alternativa que preencha os espaços corretamente.
Com o intuito de ( ) o
trabalho, o aluno recebeu algumas incumbências: ( ) datas, ( ) o conteúdo e ( )
um estilo mais moderno.
a) finalisar, pesquisar,
analisar, improvisar
b) finalizar, pesquisar,
analisar, improvisar
c) finalizar, pesquizar,
analisar, improvisar
d) finalisar, pesquisar,
analizar, improvizar
e) finalizar, pesquisar,
analisar, improvizar
27 (ITA-SP) Em qual das
alternativas as palavras estão grafadas corretamente?
a) receoso, reveses,
discrição, umedecer
b) antidiluviano,
sanguissedento, aguarraz, atribue
c) ineludivel, engolimos,
sobressaem, explendoroso
d) encoragem, rijeza,
tecitura, turbo-hélice
e) dissensão, excurcionar,
enxugar, asimétrico
28 (E. C. Chagas-SP) Com (
) não raro ( ), ele persegue a fama.
a) tenacidade, obscecado
b) tenacidade, obcecada
c) tenascidade, obscecada
d) tenascidade, obcecada
e) tenacidade, obsecada
29 (F. C. Chagas-SP) Não
creio que este fato constitua ( ) para sua ( ) na carreira.
a) empecilho, ascensão
b) empecilio, ascenção
c) impecilho, ascensão
d) empecílio, ascensão
e) empecilho, ascenção
30 (ITA-SP) Examinando as
palavras:
viajens gorgeta maizena
chícara constatamos que:
a) apenas uma está escrita
corretamente.
b) apenas duas estão
escritas corretamente.
c) três estão escritas
corretamente.
d) todas estão escritas
corretamente.
e) nenhuma está escrita
corretamente.
31 (PUC-RJ) Preencha as
lacunas com s,ss, ç, sc, sç, xc ou x:
a) Exigiu ser re( )arcido
da quantia que havia pago.
b) O perfume da vela re(
)endia por toda a casa.
c) A e( )entricidade era
sua característica mais marcante.
32 (E. C. Chagas-SP) Estou
( ) de que tais ( ) devem ser ( )
a) cônscio, privilégios,
extintos
b) cônscio, privilégios,
estintos
c) cônscio, previlégios,
estintos
d) côncio, previ légios,
estintos
e) cônscio, previlégios,
extintos
33 (F. C. Chagas-SP)
Tantas ( ) constituem ( ).
a) excessões, previlégio
inadmissível
b) exceções, privilégio
inadmissível
c) esceções, privilégio
inadmissivel
d) excessões, privilégio
inadimissível
e) exceções, previlégio
inadimissivel
34 (F. C. Chagas-SP) Em
seu olhar não havia ( ); havia ( ) e ( ).
a) mágua, escárneo,
desprezo
b) mágoa, escárneo,
despreso
c) mágoa, escárnio,
desprezo
d) mágua, escárnio,
desprêzo
e) mágoa, escárneo,
desprezo
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