Projeto Sarau Poetico

PROJETO CONHECENDO DRUMMOND E OUTROS – SARAU VIRTUAL E DIGITAL.

Endereço: EE. Levi Durães  Peres– Montes Claros – Minas Gerais – Brasil
Equipe: Professor de Língua Portuguesa: Nilton Morais Pinheiro, professor de Artes, Historia  e de Religião.
Departamento Pedagógico:
População alvo: Alunos do Ensino Médio da E.E. Levi Durães Peres
Período de realização: 2014
  
JUSTIFICATIVA:

           Há muito tempo o Sarau é utilizado por artistas e amantes da arte como forma de divulgação e valorização dos processos de criação e expressão.
          O Sarau caracteriza-se, basicamente, por um grupo de pessoas que se reúnem para apresentações artísticas: música, teatro, exposição de pinturas e esculturas, declamação de poesias. No século XVIII, o sarau obteve seu auge, que se manteve até o início do século XX. Atualmente, alguns estabelecimentos em grandes centros ainda perpetuam a tradição do Sarau, porém em menor quantidade que nos séculos que se passaram.
         No contexto escolar, o Sarau também ganha destaque, nas apresentações artísticas produzidas pelos alunos com o apoio dos professores, porém o título “Sarau” não é muito utilizado, a arte ganha vida em forma de projetos interdisciplinares.
        Pensando nisso, percebemos a necessidade de recriar o Sarau no ambiente escolar. A partir desta idéia, surge o desafio: transformar o antigo, abrindo um novo mundo de conhecimento para os alunos, despertando, assim, seu instinto criativo. Para alimentar este despertar a tecnologia entra em cena como ferramenta de aprendizagem, transportando o sarau para o plano virtual: o Sarau Virtual e  Digital.
  
OBJETIVOS: 

Geral:

• Reconhecer a importância da Literatura enquanto manifestação artística e registro cultural da humanidade;

Específicos:

• Reconhecer a cada bimestre 2014 um importante Poeta Brasileiro e suas obras   - 1º Carlos Drummond de Andrade, 2º Manoel Bandeira, 3º Castro Alves,  e 4º Vinicius de Morais .
• Realizar análise literária dentro do modelo proposto, identificando as características principais da obra, autor e estilo de época;

• Produzir  peças teatrais e apresentações e declamações de alguns poemas, a fim de divulgar o conhecimento literário como fonte de saber cultural.

• Proporcionar ao aluno conhecimentos teóricos e práticos no que tange à análise literária e interpretação de textos poéticos;

• Prover o aluno de conhecimentos teóricos e práticos no que tange à Arte e aos processos de criação artísticos, despertando seu instinto criativo, contribuindo, desta forma, para a formação do aluno enquanto cidadão participativo na comunidade onde está inserido.

• Prover ao aluno conhecimento de seu próprio corpo e da sua expressão durante a comunicação oral formal (postura, gestos, pronúncia, etc.)

• Trabalhar as leituras das mídias e suas múltiplas linguagens, relacionando texto, som, imagem e tecnologia por meio do vídeo;

• Prover o intercâmbio de idéias entre os alunos da Escola  Levi Durães Peres e a comunidade, utilizando a internet e os recursos de multimídia disponíveis;

• Criar um ambiente de ensino/aprendizagem no qual o aluno possa criar pesquisar e problematizar, construir hipótese e soluções para problemas propostos, bem como novas formas de representação mental;

• Incentivar o hábito de ler, reler e corrigir seus próprios textos.

METODOLOGIA/PROCEDIMENTOS

            A metodologia escolhida e a Sócio interacionista ou crítica dos conteúdos, que vê o aluno como membro ativo de uma sociedade e sua necessidade de crescimento enquanto cidadão crítico e participativo, consoante com o Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual Levi Durães Peres.
           As atividades referentes ao Sarau Virtual e Digital terão início em sala de aula com o estudo dos aspectos teóricos do período literário proposto para a turma, bem como seus autores mais representativos.
          Após estes estudos, as atividades prosseguirão na sala de  Língua e Literatura Portuguesa e Artes, onde os alunos se organizarão em forma de duplas ou individualmente.
Para a primeira etapa do projeto Sarau  Virtual e Digital será elaborado cartazes e peças teatrais e apresentações  a partir do poema “As sem-razões do Amor”  e outros de Carlos Drummond de Andrade.  O banco de dados foi elaborado a partir de pesquisa feita pelo professor de Língua e Literatura Portuguesa na internet nos sites Google, Mundo Cultural, Jornal de Poesia e Domínio Público.
         Observados estes critérios preliminares, os alunos irão pra a sala de tecnologia, tomarão nota do roteiro e visualizarão  dos poemas.

        Organizados em duplas ou individualmente, como já mencionamos anteriormente, os alunos escolherão no banco de dados pré-determinado poesias, imagens e áudio, para montagem da suas atividades. É de suma importância que os alunos sejam orientados quanto a forma de uso e arquivamento de dados, para que todo o trabalho realizado em aula não seja perdido.
         A expectativa de duração de montagem das atividades com os  alunos  é de o a seis  a dez aulas.
         É importante destacar que o Projeto Conhecendo Drummond Sarau  Virtual e Digital será desenvolvido em duas etapas:

1ª Etapas  –– poesias, músicas, imagens, cartazes, varal de poesias proposta pelo professor.

2ª Etapa –– poesias, músicas e imagens propostas pelos alunos, independente do banco de dados pré-estabelecidos, teatros, declamação e apresentações propostas pelo professor e alunos.

Ao termino das atividades, os trabalhos serão analisados e avaliados.

RECURSOS:

- Aplicativos:
Microsoft Office Word, Microsoft Office Picture Manager, Internet Explorer.

- Permanente:
Computadores, impressora, máquina fotográfica digital, filmadora digital, microfone compatível com filmadora, pen-driver, retro projetor,

- Consumo:
Tonner para impressão, papel sulfite A4, CD e DVD para gravação.

AVALIAÇÃO

       Para que a avaliação seja satisfatória e seguindo as sugestões do Referencial Curricular, sugerimos que a avaliação se realize em suas quatro esferas: avaliação diagnóstica – em geral, é inicial e tem por objetivo averiguar os conhecimentos que os alunos já possuem adquirido nas etapas anteriores do processo de ensino/aprendizagem;

- Avaliação formativa – no recorrer do processo de ensino, para que o professor visando conhecer informações para um possível replanejamento, se necessário;

- Avaliação somativa – ao final do processo e tem como objetivo identificar o conhecimento assimilado pelos alunos, se satisfatório;

- Auto-avaliação – estimulando a autoanálise e autocrítica tanto de alunos como de professores.

CRONOGRAMA

Primeira etapa: 
1.Seleção de imagens, áudios,cartazes  e textos  para o banco de dados –2.Elaboração dos cartazes
3. Elaboração de roteiro –
4. Elaboração dos Vídeos em STE .
5. Postagem e divulgação no   www.linguaescrita.blogspot.com.br  - Portal da Escola – https://twitter.com/ Niltonmps  - http://www.facebook.com/ nilton.morais
6. Apresentação   a cada final de bimestre para a Escola: Culminância do Projeto Sarau  Virtual e Digital com o Tema proposto .

BIBLIOGRAFIA

BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação à Distância. TV Escola, vol II, DVD nº 14, Língua Portuguesa.
BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação à Distância. TV Escola, vol II, DVD nº 20, Língua Portuguesa.
BRASIL. Ministério da Educação. Domínio Público. Disponível em http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp , INFORME DE: O USO DAS TÉCNOLOGIAS. Escola Estadual Levi Durães Peres,
Montes Claros  – MG, 2013.
Jornal de Poesia.Disponível em http://www.revista.agulha.nom.br/poesia.html .
Referencial Curricular da Educação Básica para o Ensino Médio. Secretaria de Estado de Educação, MG.
Mundo Cultural. Escritores Consagrados. Disponível em :
PLANO POLÍTICO PEDAGÓGICO. Escola Estadual  Levi Durães Peres. Montes Claros – MG, 2013.
SILVA, Marcos José Pereira da. Como elaborar um projeto. Revista Carta na Escola (on-line). Disponível em:
http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A1gina_principal
PINHEIRO, Nilton Morais .Acervo Particular do Professor:disponível a comunidade.
Projeto Elaborado pelo Professor Nilton Morais Pinheiro  para as aulas de Língua  Literatura   Portuguesa.
niltonmoraispinheiro@hotmail.com
https://twitter.com/ Niltonmps 

http://www.facebook.com/ Nilton Morais  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Maior bem apenas a sabedoria e o maior mal a ignorância."