PROJETO CONHECENDO DRUMMOND E
OUTROS – SARAU VIRTUAL E DIGITAL.
Endereço: EE. Levi Durães Peres– Montes Claros – Minas Gerais – Brasil
Equipe: Professor de
Língua Portuguesa: Nilton Morais Pinheiro, professor de Artes, Historia e de Religião.
Departamento Pedagógico:
População alvo: Alunos do
Ensino Médio da E.E. Levi Durães Peres
Período de realização: 2014
JUSTIFICATIVA:
Há muito tempo o Sarau é utilizado por artistas e amantes da arte como forma de divulgação e valorização dos processos de criação e expressão.
Há muito tempo o Sarau é utilizado por artistas e amantes da arte como forma de divulgação e valorização dos processos de criação e expressão.
O Sarau caracteriza-se, basicamente,
por um grupo de pessoas que se reúnem para apresentações artísticas: música,
teatro, exposição de pinturas e esculturas, declamação de poesias. No século
XVIII, o sarau obteve seu auge, que se manteve até o início do século XX.
Atualmente, alguns estabelecimentos em grandes centros ainda perpetuam a
tradição do Sarau, porém em menor quantidade que nos séculos que se passaram.
No contexto escolar, o Sarau também ganha destaque, nas apresentações artísticas produzidas pelos alunos com o apoio dos professores, porém o título “Sarau” não é muito utilizado, a arte ganha vida em forma de projetos interdisciplinares.
No contexto escolar, o Sarau também ganha destaque, nas apresentações artísticas produzidas pelos alunos com o apoio dos professores, porém o título “Sarau” não é muito utilizado, a arte ganha vida em forma de projetos interdisciplinares.
Pensando nisso, percebemos a
necessidade de recriar o Sarau no ambiente escolar. A partir desta idéia, surge
o desafio: transformar o antigo, abrindo um novo mundo de conhecimento para os
alunos, despertando, assim, seu instinto criativo. Para alimentar este
despertar a tecnologia entra em cena como ferramenta de aprendizagem,
transportando o sarau para o plano virtual: o Sarau Virtual e Digital.
OBJETIVOS:
Geral:
• Reconhecer a importância da Literatura enquanto manifestação artística e registro cultural da humanidade;
Específicos:
• Reconhecer a cada bimestre 2014 um importante Poeta Brasileiro e suas obras - 1º Carlos Drummond de Andrade, 2º Manoel Bandeira, 3º Castro Alves, e 4º Vinicius de Morais .
• Realizar análise
literária dentro do modelo proposto, identificando as características
principais da obra, autor e estilo de época;
• Produzir peças
teatrais e apresentações e declamações de alguns poemas, a fim de divulgar o
conhecimento literário como fonte de saber cultural.
• Proporcionar ao aluno
conhecimentos teóricos e práticos no que tange à análise literária e
interpretação de textos poéticos;
• Prover o aluno de
conhecimentos teóricos e práticos no que tange à Arte e aos processos de
criação artísticos, despertando seu instinto criativo, contribuindo, desta
forma, para a formação do aluno enquanto cidadão participativo na comunidade
onde está inserido.
• Prover ao aluno
conhecimento de seu próprio corpo e da sua expressão durante a comunicação oral
formal (postura, gestos, pronúncia, etc.)
• Trabalhar as leituras
das mídias e suas múltiplas linguagens, relacionando texto, som, imagem e
tecnologia por meio do vídeo;
• Prover o intercâmbio de
idéias entre os alunos da Escola Levi Durães Peres e a comunidade,
utilizando a internet e os recursos de multimídia disponíveis;
• Criar um ambiente de
ensino/aprendizagem no qual o aluno possa criar pesquisar e problematizar,
construir hipótese e soluções para problemas propostos, bem como novas formas
de representação mental;
• Incentivar o hábito de
ler, reler e corrigir seus próprios textos.
METODOLOGIA/PROCEDIMENTOS
A metodologia escolhida e a Sócio interacionista ou crítica dos conteúdos, que vê o aluno como membro ativo de uma sociedade e sua necessidade de crescimento enquanto cidadão crítico e participativo, consoante com o Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual Levi Durães Peres.
A metodologia escolhida e a Sócio interacionista ou crítica dos conteúdos, que vê o aluno como membro ativo de uma sociedade e sua necessidade de crescimento enquanto cidadão crítico e participativo, consoante com o Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual Levi Durães Peres.
As atividades referentes ao Sarau
Virtual e Digital terão início em sala de aula com o estudo dos aspectos
teóricos do período literário proposto para a turma, bem como seus autores mais
representativos.
Após estes estudos, as atividades
prosseguirão na sala de Língua e Literatura Portuguesa e Artes, onde os
alunos se organizarão em forma de duplas ou individualmente.
Para a primeira etapa do
projeto Sarau Virtual e Digital será elaborado cartazes e peças teatrais
e apresentações a partir do poema “As sem-razões do Amor” e outros
de Carlos Drummond de Andrade. O banco de dados foi elaborado a partir de
pesquisa feita pelo professor de Língua e Literatura Portuguesa na internet nos
sites Google, Mundo Cultural, Jornal de Poesia e Domínio Público.
Observados estes critérios
preliminares, os alunos irão pra a sala de tecnologia, tomarão nota do roteiro
e visualizarão dos poemas.
Organizados em duplas ou individualmente, como já mencionamos anteriormente, os alunos escolherão no banco de dados pré-determinado poesias, imagens e áudio, para montagem da suas atividades. É de suma importância que os alunos sejam orientados quanto a forma de uso e arquivamento de dados, para que todo o trabalho realizado em aula não seja perdido.
A expectativa de duração de montagem
das atividades com os alunos é de o a seis a dez aulas.
É importante destacar que o Projeto
Conhecendo Drummond Sarau Virtual e Digital será desenvolvido em duas
etapas:
1ª Etapas –– poesias, músicas, imagens, cartazes, varal de poesias proposta pelo professor.
2ª Etapa –– poesias, músicas e imagens propostas pelos alunos,
independente do banco de dados pré-estabelecidos, teatros, declamação e apresentações
propostas pelo professor e alunos.
Ao termino das atividades,
os trabalhos serão analisados e avaliados.
RECURSOS:
- Aplicativos:
Microsoft Office Word, Microsoft Office Picture Manager, Internet
Explorer.
- Permanente:
Computadores, impressora,
máquina fotográfica digital, filmadora digital, microfone compatível com
filmadora, pen-driver, retro projetor,
- Consumo:
Tonner para impressão, papel
sulfite A4, CD e DVD para gravação.
AVALIAÇÃO
Para que a avaliação seja satisfatória e seguindo as sugestões do Referencial Curricular, sugerimos que a avaliação se realize em suas quatro esferas: avaliação diagnóstica – em geral, é inicial e tem por objetivo averiguar os conhecimentos que os alunos já possuem adquirido nas etapas anteriores do processo de ensino/aprendizagem;
- Avaliação formativa – no recorrer do processo de ensino, para que o professor visando conhecer informações para um possível replanejamento, se necessário;
- Avaliação somativa – ao final do processo e tem como objetivo identificar o conhecimento assimilado pelos alunos, se satisfatório;
- Auto-avaliação – estimulando a autoanálise e autocrítica tanto de alunos como de
professores.
CRONOGRAMA
Primeira etapa:
Primeira etapa:
1.Seleção de imagens,
áudios,cartazes e textos para o banco de dados –2.Elaboração dos
cartazes
3. Elaboração de roteiro –
4. Elaboração dos Vídeos
em STE .
5. Postagem e divulgação
no www.linguaescrita.blogspot.com.br - Portal da Escola – https://twitter.com/ Niltonmps - http://www.facebook.com/
nilton.morais
6. Apresentação a cada final de bimestre para a Escola:
Culminância do Projeto Sarau Virtual e Digital com o Tema proposto .
BIBLIOGRAFIA
BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação à Distância. TV Escola, vol II, DVD nº 14, Língua Portuguesa.
BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação à Distância. TV Escola, vol II, DVD nº 14, Língua Portuguesa.
BRASIL, Ministério da
Educação. Secretaria de Educação à Distância. TV Escola, vol II, DVD nº 20,
Língua Portuguesa.
BRASIL. Ministério da
Educação. Domínio Público. Disponível em http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp
, INFORME DE: O USO DAS TÉCNOLOGIAS. Escola Estadual Levi Durães Peres,
Montes Claros – MG,
2013.
Jornal de
Poesia.Disponível em http://www.revista.agulha.nom.br/poesia.html .
Referencial Curricular da Educação Básica para o Ensino Médio. Secretaria de Estado de Educação, MG.
Referencial Curricular da Educação Básica para o Ensino Médio. Secretaria de Estado de Educação, MG.
Mundo Cultural. Escritores
Consagrados. Disponível em :
PLANO POLÍTICO PEDAGÓGICO.
Escola Estadual Levi Durães Peres. Montes Claros – MG, 2013.
SILVA, Marcos José Pereira
da. Como elaborar um projeto. Revista Carta na Escola (on-line). Disponível em:
http://www.cartanaescola.com.br/sustentabilidade/cadernos/como-elaborar-um-projeto
Wikipédia, a Enciclopédia Livre. Disponível em:
Wikipédia, a Enciclopédia Livre. Disponível em:
http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A1gina_principal
PINHEIRO, Nilton Morais .Acervo Particular do Professor:disponível a comunidade.
Projeto Elaborado pelo Professor Nilton Morais Pinheiro para as aulas de Língua Literatura Portuguesa.
PINHEIRO, Nilton Morais .Acervo Particular do Professor:disponível a comunidade.
Projeto Elaborado pelo Professor Nilton Morais Pinheiro para as aulas de Língua Literatura Portuguesa.
niltonmoraispinheiro@hotmail.com
https://twitter.com/ Niltonmps
http://www.facebook.com/ Nilton Morais
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