PROJETO:
LEITURA E RELEITURA DE OBRA LITERARIA
Releitura das obras selecionadas para o processo
seletivo Paes –Unimontes -2012 – 1º ano Ensino Médio.
ANDRADE,
Carlos Drummond de et al. Crônicas. 28 ed. São Paulo, Ática, 2011. Carta de
Pero Vaz de Caminha a El Rei sobre o Achamento do Brasil. Ed. Martin Claret.
MIRANDA,
Ana. Desmundo. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2003. Rio:
The Movie. Diretor: Carlos Saldanha. 20 th Century Fox; Blue Sky Studios., 2011, Rio de Janeiro. DVD,
Blu-ray. Cor. (Filme 3D).
01-Unidade escolar:
Escola Estadual Levi Durães Peres
que fica localizada na Avenida Coronel
Luiz Maia, próximo ao trevo da real na Cidade de Montes Claros, Mg.
02-Público alvo:
Alunos do 1º ano do ensino médio com
faixa etária de quatorze anos a dezesseis anos de idade. São alunos que tem
interesse em aprender e gostam de coisas novas, interessantes, gostam do fazer
artístico, aulas práticas, teatro mas
também gostam de ficar passeando na escola.
03-Tema:
Releitura de obras do Paes
Unimontes – 2012.
04-Objetivo geral:
Minimizar da disciplina Língua
Portuguesa, através de atividades que
tenham a contextualização, o fazer artístico de fazer uma leitura voltada
não só para a leitura mas também pela rapsódia das imagens caleidoscópicas que
surgirão após a leitura e as discussões
a apreciação de imagens fazendo uso de recursos tecnológicos digitais
encontrados, na escola para promover mudanças de atitudes, através das obras.
05-Objetivos específicos:
- Conhecer e analisar de forma crítica e reflexiva as obras.
- Aprender a fazer releituras de obras não só como manuscrito, mas, arte.
- Desenvolver habilidades artísticas de entendimento das figuras de linguagens através do interrelacionamento das obras através de atividades práticas de apresentação para os colegas.
- Aprender a fazer linha de tempo.
- Fazer pesquisas e resumos.
06-Justificativa
O
Brasil: nós e os outros
O tema
sempre controverso sobre as identidades ganha amplitude nos debates literários
contemporâneos, requisitando dos leitores abertura de fronteiras, em
perspectiva sempre dialógica. Ao eleger a leitura da Literatura Brasileira em
fricção com outras culturas e outros sistemas semióticos, nos seus variados
discursos e temporalidades, objetiva-se trazer ao aluno uma pluralidade de
olhares e uma percepção panorâmica acerca das muitas historicidades,
experiências e linguagens. Os livros escolhidos para etapa dos processos
seletivos mantêm a tendência de requisitar comparativamente as leituras entre o
clássico e o contemporâneo. O projeto de valorização do escritor permanece como
uns dos direcionamentos para escolha das obras, consolidando o papel da
UNIMONTES como universidade de integração regional. Fazendo com que o aluno entenda o que é o
fio condutor das obras. Independente do estilo, da época e espaço vivido pelo
narrador, primando principalmente, pela intertextualidade e o entendimento
amplo, que as obras apesar de parecerem de forma distinta, elas se relacionam
ente sim perfazendo um só texto.
Fundamentação
teórica:
Estrela do modernismo é artes
plásticas se inter-relacionarem como releituras, Literatura – pintura –
escultura – arquitetura – musica – dança –cultura – cinema - independente do
período a qual se retrata que deixou pra trás a arte bem comportada que se
fazia na época e também encheu de imagens caleidoscópicas através do cinema e
seus múltiplos olhares de figuras e paisagens bem brasileiras, como uma
rapsódia a Carta de Caminha – Desmundo – Filme Rio – Crônicas apesar de estarem
compreendidas em quinhentos anos de
historia e literatura , ganha uma exposição de um período mais renovador com as releitura proporcionada pelo momentos
de reflexão de todas as obras a intertextualidade pura em um movimento circular
onde as obras navegam ente si mostrando um só contexto uma só narrativa , a
pesar de recortes sincrônicos, vê-se o cotidiano. Onde se vê o quinhentismo
refletido no modernismo e o modernismo no quinhentismo como imagens de Narciso (mito grego).E crônicas vimos o cotidiano Drumondiano e a
contemporaneidade de sua escritura, mostrando o comum o real dentro de um
imaginário onde prima pela narrativa.
Características das obras
- • Na 1ª Etapa privilegia-se o olhar comparativo e crítico, requisitado pelas leituras da “Carta de Caminha”, pelo filme Rio e pelo romance de Ana Miranda, Desmundo. Pretende-se, com tal indicação, propiciar ao jovem leitor uma leitura do texto que formula as primeiras impressões da metrópole sobre o Brasil, bem como propiciar reflexões das imagens que permanecem no imaginário nacional, presentes no filme e no romance indicados.
• O
livro de crônicas apresenta a narrativa curta, num dos gêneros mais populares
na contemporaneidade. A seleção proposta contempla autores considerados
clássicos no gênero.
08-Conteúdo
- Conscientização de disciplina durante as aulas.
- Pesquisas sobre as obras.
- Apreciação de obras de Carlos Drummond e Ana Miranda
- Releitura de obras da Carta de Caminha e o Filme Rio
- Linha de tempo com os acontecimentos histórico cultural do Brasil.
09-Procedimentos
metodológicos
- Apresentação do projeto.
- Pesquisas na internet sobre a vida e obras dos escritores.
- Linha de tempo dos acontecimentos histórico cultural do Brasil
- Roda de conversa relacionada à linha de tempo.
- Apreciação de imagens fazendo uso do computador (internet).
- Leitura da obras.
- Fazer artístico (releitura de obras através de texto as inter-relacionando.com se fossem um mosaico).
- Exposição dos trabalhos de releitura
10-Recursos
Didáticos
- Internet como fonte de pesquisa e apreciação de imagens
- Papeis em várias cores
- Data Show , e computadores
- Quadro e giz
- Tesouras
- Cola
- Chamex
- Xerox
11-Cronograma
·
Apresentação do projeto
·
Pesquisa na internet
·
Linha de tempo dos acontecimentos
·
Leitura das obras por grupos pré-determinados
·
Apreciação das obras de Tarsila do Amaral
·
Releitura das obras
·
Apresentações para classe;
·
Exposição dos trabalhos
-Avaliação
do projeto
A avaliação ocorrerá através de observação,
acompanhamento das atividades propostas e exposição dos trabalhos.
14-Registro
O registro será feito através de relatórios e imagens.
15-Referencias
bibliográficas
Regimento Escolar
http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/met05.htm
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar
projetos de pesquisa. 2. Ed. SP: Atlas, 1991.
CBC -
Arte/Artes visuais da SEE (Secretária de Estado da Educação de Minas Gerais).
CBC – Língua
Portuguesa (Secretária de Estado da Educação de Minas Gerais).
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"Maior bem apenas a sabedoria e o maior mal a ignorância."