Projeto de Leitura

PROJETO: LEITURA E RELEITURA DE OBRA LITERARIA

Releitura das obras selecionadas para o processo seletivo Paes –Unimontes -2012 – 1º ano Ensino Médio.

ANDRADE, Carlos Drummond de et al. Crônicas. 28 ed. São Paulo, Ática, 2011. Carta de Pero Vaz de Caminha a El Rei sobre o Achamento do Brasil. Ed. Martin Claret.
MIRANDA, Ana. Desmundo. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.    Rio: The Movie. Diretor: Carlos Saldanha. 20 th Century Fox; Blue  Sky Studios., 2011, Rio de Janeiro. DVD, Blu-ray. Cor. (Filme 3D). 
01-Unidade escolar:
Escola Estadual Levi Durães Peres que fica localizada  na Avenida Coronel Luiz Maia, próximo ao trevo da real na Cidade de Montes Claros, Mg.
 02-Público alvo:
 Alunos do 1º ano do ensino médio com faixa etária de quatorze anos a dezesseis anos de idade. São alunos que tem interesse em aprender e gostam de coisas novas, interessantes, gostam do fazer artístico, aulas práticas, teatro  mas também gostam de ficar passeando na escola.
 03-Tema:
Releitura de obras do Paes Unimontes – 2012.
 04-Objetivo geral:
Minimizar da disciplina Língua Portuguesa,  através de atividades que tenham a contextualização, o fazer artístico de fazer uma leitura voltada não só para a leitura mas também pela rapsódia das imagens caleidoscópicas que surgirão após a leitura e  as discussões a apreciação de imagens fazendo uso de recursos tecnológicos digitais encontrados, na escola para promover mudanças de atitudes, através das obras.
05-Objetivos específicos:
  • Conhecer e analisar de forma crítica e reflexiva as obras.
  • Aprender a fazer releituras de obras não só como manuscrito, mas, arte.
  • Desenvolver  habilidades artísticas de entendimento das figuras de linguagens através do interrelacionamento das obras através de atividades práticas de apresentação para os colegas.
  • Aprender a fazer linha de tempo.
  • Fazer pesquisas e resumos.


06-Justificativa
O Brasil: nós e os outros
O tema sempre controverso sobre as identidades ganha amplitude nos debates literários contemporâneos, requisitando dos leitores abertura de fronteiras, em perspectiva sempre dialógica. Ao eleger a leitura da Literatura Brasileira em fricção com outras culturas e outros sistemas semióticos, nos seus variados discursos e temporalidades, objetiva-se trazer ao aluno uma pluralidade de olhares e uma percepção panorâmica acerca das muitas historicidades, experiências e linguagens. Os livros escolhidos para etapa dos processos seletivos mantêm a tendência de requisitar comparativamente as leituras entre o clássico e o contemporâneo. O projeto de valorização do escritor permanece como uns dos direcionamentos para escolha das obras, consolidando o papel da UNIMONTES como universidade de integração regional.   Fazendo com que o aluno entenda o que é o fio condutor das obras. Independente do estilo, da época e espaço vivido pelo narrador, primando principalmente, pela intertextualidade e o entendimento amplo, que as obras apesar de parecerem de forma distinta, elas se relacionam ente sim perfazendo um só texto.

Fundamentação teórica:
Estrela do modernismo é artes plásticas se inter-relacionarem como releituras, Literatura – pintura – escultura – arquitetura – musica – dança –cultura – cinema - independente do período a qual se retrata que deixou pra trás a arte bem comportada que se fazia na época e também encheu de imagens caleidoscópicas através do cinema e seus múltiplos olhares de figuras e paisagens bem brasileiras, como uma rapsódia a Carta de Caminha – Desmundo – Filme Rio – Crônicas apesar de estarem compreendidas em quinhentos anos  de historia e literatura , ganha uma exposição de um  período mais renovador  com as releitura proporcionada pelo momentos de reflexão de todas as obras a intertextualidade pura em um movimento circular onde as obras navegam ente si mostrando um só contexto uma só narrativa , a pesar de recortes sincrônicos, vê-se o cotidiano. Onde se vê o quinhentismo refletido no modernismo e o modernismo no quinhentismo como imagens de Narciso (mito grego).E crônicas vimos o cotidiano Drumondiano e a contemporaneidade de sua escritura, mostrando o comum o real dentro de um imaginário onde prima pela narrativa.
Características das obras


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• Na 1ª Etapa privilegia-se o olhar comparativo e crítico, requisitado pelas leituras da “Carta de Caminha”, pelo filme Rio e pelo romance de Ana Miranda, Desmundo. Pretende-se, com tal indicação, propiciar ao jovem leitor uma leitura do texto que formula as primeiras impressões da metrópole sobre o Brasil, bem como propiciar reflexões das imagens que permanecem no imaginário nacional, presentes no filme e no romance indicados. 
• O livro de crônicas apresenta a narrativa curta, num dos gêneros mais populares na contemporaneidade. A seleção proposta contempla autores considerados clássicos no gênero. 
08-Conteúdo
  • Conscientização de disciplina durante as aulas.
  • Pesquisas sobre as obras.
  • Apreciação de obras de Carlos Drummond e Ana Miranda
  • Releitura de obras da Carta de Caminha e o Filme Rio
  • Linha de tempo com os acontecimentos histórico cultural do Brasil.
09-Procedimentos metodológicos
  • Apresentação do projeto.
  • Pesquisas na internet sobre a vida e obras dos escritores.
  • Linha de tempo dos acontecimentos histórico cultural do Brasil
  • Roda de conversa relacionada à linha de tempo.
  • Apreciação de imagens fazendo uso do computador (internet).
  • Leitura da obras.
  • Fazer artístico (releitura de obras  através de texto as inter-relacionando.com se fossem um mosaico).
  • Exposição dos trabalhos de releitura
10-Recursos Didáticos
  • Internet como fonte de pesquisa e apreciação de imagens
  • Papeis em várias cores
  • Data Show , e computadores
  • Quadro e giz
  • Tesouras
  • Cola
  • Chamex
  • Xerox
11-Cronograma
·         Apresentação do projeto
·         Pesquisa na internet
·         Linha de tempo dos acontecimentos
·         Leitura das obras por grupos pré-determinados
·         Apreciação das obras de Tarsila do Amaral
·         Releitura das obras
·         Apresentações para classe;
·         Exposição dos trabalhos                         
-Avaliação do projeto
A avaliação ocorrerá através de observação, acompanhamento das atividades propostas e exposição dos trabalhos.
14-Registro
O registro será feito através de relatórios e imagens.
 15-Referencias bibliográficas
Regimento Escolar
http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/met05.htm
 GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 2. Ed. SP: Atlas, 1991.
CBC - Arte/Artes visuais da SEE (Secretária de Estado da Educação de Minas Gerais).
CBC – Língua Portuguesa (Secretária de Estado da Educação de Minas Gerais).


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"Maior bem apenas a sabedoria e o maior mal a ignorância."