Projeto UNIAFRO

Projeto Folclórico de Cultura Afro-brasileira Grupo de catopés
Endereço: EE. Levi Durães  Peres– Montes Claros – Minas Gerais – Brasil
Equipe: Professor de Língua Portuguesa: Nilton Morais Pinheiro, professor de Artes, Historia , Filosofia , Sociologia e de Religião.
Departamento Pedagógico:
População alvo: Alunos do Ensino Médio da E.E. Levi Durães Peres
Período de realização: 2014
Apresentação
            A cultura e a história africana influenciaram profundamente a religião, os costumes e a Dança.
          Com o trafico de escravos negros, pessoas cujos países de origem estão localizadas no Continente Africano, o povo brasileiro ao longo dos anos foi se modificando, antes o Brasil que era só dos índios e depois também dos colonizadores europeus  passou a ser também dos negros  e a mistura desses povos sua história, com suas religiões, seus costumes, sua culinária , resultou no que somos hoje .
           A influência dos povos africanos na cultura brasileira é extremamente abrangente, vai desde o que comemos e o que vestimos até a fé que professamos. Estes povos influenciaram na economia brasileira e na historia. Trazidos para o Brasil para serem escravos aos brancos foram introduzindo seus costumes, adaptando e criando novas receitas, seu modo de viver e transformado a cara do Brasil e este projeto esta apresentando com intuito de conhecer e reconhecer a importância do povo africano no nosso cotidiano, na nossa historia.
Justificativa
              A justificativa da importância da criação e desenvolvimento deste projeto se da primeiro da necessidade de mostrar a  forte influência dos povos africanos na história, religião, alimentação, economia, musica, dança, etnia, costumes, cultura, etc. e  consumar a aplicabilidade da Lei 10.639/03, a qual determina que seja ensinado nas escolas brasileiras a História  da África e a Cultura Afro-brasileira.
O aprendizado sobre nós o povo Brasileiro- Afro-Luso,  devido a falta de conhecimento de sua historia e de sua evolução como raça a partir da  fusão afro-luso-indígena donde foi gerado o povo Brasileiro-Afro-luso-indígena. Muitos dos problemas oriundos o preconceito que nada mais é que a falta de conhecimento cultural sobre si e o mundo que vivemos, na minha comunidade não é diferente  de qualquer outro lugar o preconceito existe. É em nosso lugar que existe muito preconceito e de diversas formas , é importante resolver  e só se resolve aprendendo e estudando o tema conhecendo, para que a sociedade evolua e chegue ate seu apogeu, só existe uma única forma de modificar  o mundo que eu  acredito que é  mudamos a partir do nosso lugar , porque as pessoas mudam. .
Objetivo Geral
Este projeto tem por objetivo geral a tender a Lei federal10. 639/03 que determina que seja ensinada nas escolas brasileiras a História da África e a Cultura Afro-brasileira e principalmente conhecer e reconhecer a importância dos povos africanos na história do Brasil e a influencia destes povos na história,  cultura, religião, culinária e  costumes brasileiros.
 E difundir a cultura afra junto à comunidade para que desenvolvam o conhecimento e a aplicabilidade  do aprendizado através da dança , do vestuário, das musicas enfim de todo e qualquer manifestação étnica-sócio-cultura inseridos  em nosso contexto.
Criação de um grupo folclórico de Catopés, Caboclinhos e Marujada.
Objetivos Específicos
Os objetivos específicos deste projeto são:
Conhecer um pouco da história da África;
Reconhecer a importância dos povos africanos na cultura, religião, história, culinária e costumes brasileiros;
Criar um grupo de  Catopés, Caboclinhos e Marujada;
Difundir a paz e tolerância entre os povos;
Promover a importância de uma convivência pacifica.
Aplicar a Lei 10.639/03.
Metodologia
            O projeto será desenvolvido no Ensino Médio nas turmas do 1ª ano do turno matutino, cada turma desenvolverá um tipo de atividade em sala de aula no decorrer do do primeiro semestre de 2014 e ao termino dessas atividades será realizada uma apresentação dos alunos nas festas de Agosto.
·         Os alunos do Primeiro Ano do ensino Médio , Professores de Língua Portuguesa, Historia, Artes ,Sociologia ,Filosofia e religião.
·         Oficinas de confecção dos instrumentos musicais e do vestuário para os participantes
·         Primeiramente o conhecimento teórico do que é danças e costumes afro-brasileiro
·         Oficinas de confecção de tambores e instrumentos
·         Oficinas de confecção do vestuário
·         Ensaios e treinamento  de como dançar
·         Esperamos poder apresentar no  “A Gosto de Unimontes” ou seja nas festas de  Agosto em Montes Claros e região. 
 Como será  desenvolvido:
  ·         - produção de textos e poemas sobre a história da África, dos povos africanos e/ou dos negros trazidos como escravos para o Brasil.
·         - Apresentação de musicas e danças de influencia africana.
·         - pesquisa e apresentação da história da África;
·         - apresentação de coreografia com ritmos de influência africana;
·         - confecção de cartazes.   
·         - Oficinas para confecção dos instrumentos e dos vestuários, adereços e alegorias.
Todos:   - desfile com trajes típicos dos grupos folclóricos Catopés, caboclinhos e Marujada.
Cronograma          
Este projeto terá sua culminância  em Fevereiro de 2014, no pátio da instituição, no período matutino após a segunda aula, contara com apoio de todos os alunos, professores, funcionários.
Recursos
Recursos Humanos: Professores, alunos, pais, funcionários e parceiros da escola.
Recursos Materiais: Espaço escolar, computador, impressora, pinceis, cartolina, fitas, tecidos madeira e peles para tambores e caixas , livro didático , caixa de som, etc.
Avaliação
A avaliação do projeto se dará entre professores, alunos, grupo e demais funcionários envolvidos, quanto a validade, a importância, a metodologia utilizada, o envolvimento de cada seguimento e o desenvolvimento do projeto com espaço para criticas e sugestões.
E serão feitas conforme a evolução do conhecimento aplicado pelas disciplinas: Língua Portuguesa, Historia Artes, Sociologia, Filosofia e religião.
BIBLIOGRAFIA
Apostila Uniafro 2013 – Unimontes  Editora Unimontes Julho 2013
BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação à Distância. TV Escola
BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação à Distância. TV Escola,
BRASIL. Ministério da Educação. Domínio Público. Disponível em http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp , INFORME DE: O USO DAS TÉCNOLOGIAS. Escola Estadual Levi Durães Peres, Montes Claros  – MG, 2013.
Referencial Curricular da Educação Básica para o Ensino Médio. Secretaria de Estado de Educação, MG.
PLANO POLÍTICO PEDAGÓGICO. Escola Estadual  Levi Durães Peres. Montes Claros – MG, 2013.
SILVA, Marcos José Pereira da. Como elaborar um projeto. Revista Carta na Escola (on-line). Disponível em:
http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A1gina_principal 
PINHEIRO, Nilton Morais .Acervo Particular do Professor: disponível a comunidade.
Projeto Elaborado pelo Professor Nilton Morais Pinheiro  para as aulas de Língua  Literatura   Portuguesa.
niltonmoraispinheiro@yahoo.com.br  
https://twitter.com/ Niltonmps 
http://www.facebook.com/ Nilton Morais 

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