Projeto Folclórico de Cultura
Afro-brasileira Grupo de catopés
Endereço: EE. Levi Durães Peres– Montes Claros – Minas Gerais – Brasil
Endereço: EE. Levi Durães Peres– Montes Claros – Minas Gerais – Brasil
Equipe: Professor de Língua Portuguesa:
Nilton Morais Pinheiro, professor de Artes, Historia , Filosofia , Sociologia e
de Religião.
Departamento Pedagógico:
População alvo: Alunos do Ensino Médio da
E.E. Levi Durães Peres
Período de realização: 2014
Apresentação
A cultura e a história africana influenciaram profundamente a religião, os
costumes e a Dança.
Com o trafico de escravos negros, pessoas cujos países de origem estão
localizadas no Continente Africano, o povo brasileiro ao longo dos anos foi se
modificando, antes o Brasil que era só dos índios e depois também dos
colonizadores europeus passou a ser também dos negros e a mistura
desses povos sua história, com suas religiões, seus costumes, sua culinária ,
resultou no que somos hoje .
A influência dos povos africanos na cultura brasileira é extremamente
abrangente, vai desde o que comemos e o que vestimos até a fé que professamos.
Estes povos influenciaram na economia brasileira e na historia. Trazidos para o
Brasil para serem escravos aos brancos foram introduzindo seus costumes,
adaptando e criando novas receitas, seu modo de viver e transformado a cara do
Brasil e este projeto esta apresentando com intuito de conhecer e reconhecer a
importância do povo africano no nosso cotidiano, na nossa historia.
Justificativa
A justificativa da importância da criação e desenvolvimento deste projeto se da
primeiro da necessidade de mostrar a forte influência dos povos africanos
na história, religião, alimentação, economia, musica, dança, etnia, costumes,
cultura, etc. e consumar a aplicabilidade da Lei 10.639/03, a qual
determina que seja ensinado nas escolas brasileiras a História da África
e a Cultura Afro-brasileira.
O aprendizado sobre nós o
povo Brasileiro- Afro-Luso, devido a falta de conhecimento de sua historia
e de sua evolução como raça a partir da fusão afro-luso-indígena donde
foi gerado o povo Brasileiro-Afro-luso-indígena. Muitos dos problemas oriundos
o preconceito que nada mais é que a falta de conhecimento cultural sobre si e o
mundo que vivemos, na minha comunidade não é diferente de qualquer outro
lugar o preconceito existe. É em nosso lugar que existe muito preconceito e de
diversas formas , é importante resolver e só se resolve aprendendo e
estudando o tema conhecendo, para que a sociedade evolua e chegue ate seu
apogeu, só existe uma única forma de modificar o mundo que eu
acredito que é mudamos a partir do nosso lugar , porque as pessoas mudam.
.
Objetivo Geral
Este projeto tem por
objetivo geral a tender a Lei federal10. 639/03 que determina que seja ensinada
nas escolas brasileiras a História da África e a Cultura Afro-brasileira e
principalmente conhecer e reconhecer a importância dos povos africanos na
história do Brasil e a influencia destes povos na história, cultura, religião,
culinária e costumes brasileiros.
E difundir a
cultura afra junto à comunidade para que desenvolvam o conhecimento e a
aplicabilidade do aprendizado através da dança , do vestuário, das
musicas enfim de todo e qualquer manifestação étnica-sócio-cultura
inseridos em nosso contexto.
Criação de um grupo
folclórico de Catopés, Caboclinhos e Marujada.
Objetivos Específicos
Os objetivos específicos
deste projeto são:
Conhecer um pouco da
história da África;
Reconhecer a importância dos
povos africanos na cultura, religião, história, culinária e costumes
brasileiros;
Criar um grupo de
Catopés, Caboclinhos e Marujada;
Difundir a paz e tolerância
entre os povos;
Promover a importância de
uma convivência pacifica.
Aplicar a Lei 10.639/03.
Metodologia
O projeto será desenvolvido no Ensino Médio nas turmas do 1ª ano do turno
matutino, cada turma desenvolverá um tipo de atividade em sala de aula no
decorrer do do primeiro semestre de 2014 e ao termino dessas atividades será
realizada uma apresentação dos alunos nas festas de Agosto.
· Os
alunos do Primeiro Ano do ensino Médio , Professores de Língua Portuguesa,
Historia, Artes ,Sociologia ,Filosofia e religião.
· Oficinas
de confecção dos instrumentos musicais e do vestuário para os participantes
· Primeiramente
o conhecimento teórico do que é danças e costumes afro-brasileiro
· Oficinas
de confecção de tambores e instrumentos
· Oficinas
de confecção do vestuário
· Ensaios
e treinamento de como dançar
· Esperamos
poder apresentar no “A Gosto de Unimontes” ou seja nas festas de
Agosto em Montes Claros e região.
Como será
desenvolvido:
· -
produção de textos e poemas sobre a história da África, dos povos africanos
e/ou dos negros trazidos como escravos para o Brasil.
· -
Apresentação de musicas e danças de influencia africana.
· -
pesquisa e apresentação da história da África;
· -
apresentação de coreografia com ritmos de influência africana;
· -
confecção de cartazes.
· -
Oficinas para confecção dos instrumentos e dos vestuários, adereços e
alegorias.
Todos: -
desfile com trajes típicos dos grupos folclóricos Catopés, caboclinhos e
Marujada.
Cronograma
Este projeto terá sua
culminância em Fevereiro de 2014, no pátio da instituição, no período
matutino após a segunda aula, contara com apoio de todos os alunos,
professores, funcionários.
Recursos
Recursos Humanos:
Professores, alunos, pais, funcionários e parceiros da escola.
Recursos Materiais: Espaço
escolar, computador, impressora, pinceis, cartolina, fitas, tecidos madeira e
peles para tambores e caixas , livro didático , caixa de som, etc.
Avaliação
A avaliação do projeto se
dará entre professores, alunos, grupo e demais funcionários envolvidos, quanto
a validade, a importância, a metodologia utilizada, o envolvimento de cada
seguimento e o desenvolvimento do projeto com espaço para criticas e sugestões.
E serão feitas conforme
a evolução do conhecimento aplicado pelas disciplinas: Língua Portuguesa,
Historia Artes, Sociologia, Filosofia e religião.
BIBLIOGRAFIA
Apostila Uniafro 2013 – Unimontes Editora Unimontes Julho 2013
Apostila Uniafro 2013 – Unimontes Editora Unimontes Julho 2013
BRASIL, Ministério da Educação.
Secretaria de Educação à Distância. TV Escola
BRASIL, Ministério da
Educação. Secretaria de Educação à Distância. TV Escola,
BRASIL. Ministério da
Educação. Domínio Público. Disponível em http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp ,
INFORME DE: O USO DAS TÉCNOLOGIAS. Escola Estadual Levi Durães Peres, Montes
Claros – MG, 2013.
Referencial Curricular da
Educação Básica para o Ensino Médio. Secretaria de Estado de Educação, MG.
PLANO POLÍTICO PEDAGÓGICO.
Escola Estadual Levi Durães Peres. Montes Claros – MG, 2013.
SILVA, Marcos José Pereira
da. Como elaborar um projeto. Revista Carta na Escola (on-line). Disponível em:
http://www.cartanaescola.com.br/sustentabilidade/cadernos/como-elaborar-um-projeto
Wikipédia, a Enciclopédia Livre. Disponível em:
Wikipédia, a Enciclopédia Livre. Disponível em:
http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A1gina_principal
PINHEIRO, Nilton Morais .Acervo Particular do Professor: disponível a comunidade.
Projeto Elaborado pelo Professor Nilton Morais Pinheiro para as aulas de Língua Literatura Portuguesa.
PINHEIRO, Nilton Morais .Acervo Particular do Professor: disponível a comunidade.
Projeto Elaborado pelo Professor Nilton Morais Pinheiro para as aulas de Língua Literatura Portuguesa.
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